Como escolher um nobreak?

Dúvidas:

1. O que é um nobreak?
A principal função do nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente da rede elétrica. Isto é possível pela utilização de baterias, que podem gerar até várias horas de autonomia, dependendo da configuração do nobreak e da carga, sendo que, baseados na carga, dimensionamos o nobreak que podem ser de baixa, média e alta potência. Os nobreaks de baixa potência, por exemplo, fornecem autonomia de aproximadamente 10 minutos, suficiente para permitir ao usuário fechar todos os arquivos com segurança.

2. O que posso alimentar com meu nobreak?
Podemos alimentar, microcomputadores ( CPU e monitor), impressoras, balanças, leitores óticos, calculadoras, etc, desde que as cargas conectadas ao nobreak não ultrapassem a capacidade de potência do mesmo.

3. O que é autonomia ?
Autonomia de um nobreak é o tempo que o mesmo alimenta a carga na ausência da rede elétrica.

4. O que é carga?
Carga é tudo aquilo que alimentamos através do nobreak, por exemplo, um microcomputador é uma das cargas que podemos ligar ao nobreak.

5. Qual a potência do meu nobreak?
A potência nominal do nobreak é expressa em VA e está indicada na etiqueta de identificação do nobreak, situada na parte traseira do equipamento.

6. Como sei que a potência da minha carga é compatível com meu nobreak?
Geralmente atrás de cada equipamento (carga), há indicação da potência consumida. A soma de todas as potências não deve ultrapassar a capacidade de potência do nobreak.

7. Posso ligar meu nobreak em qualquer tomada da rede elétrica?
A maioria dos nobreaks possuem entrada bivolt automática, podendo assim ser ligados tanto em redes 120V como 220V. Alguns são configurados para uma tensão apenas, sendo necessária a verificação do manual.

8. Devo ter uma tomada com aterramento?
Sim. O plug de alimentação do nobreak é constituído de 3 pinos, sendo um deles o terra. É importantíssimo manter a integridade do pino terra (item de exclusão de garantia), assim como ter o fio terra no pino da tomada. Isso vai proteger melhor a carga.

9. Como sei qual tensão tenho na tomada da rede elétrica?
Podemos saber isso de modo superficial, conhecendo a instalação elétrica do imóvel(casa ou estabelecimento comercial), ou utilizando aparelho apropriado para medir, neste caso um voltímetro, caso necessite solicite ajuda de um profissional eletricista.

10. Meu nobreak não liga, o que faço?
Certifique-se que apertou o botal frontal do equipamento; Ligue o nobreak na rede elétrica; Verifique se o fusível não está rompido; Certifique-se que o nobreak não ficou desligado da rede elétrica por mais de 120 dias; Contate o serviço técnico.

11. O que é fusível?
É um componente que fica entre a fase de entrada (rede elétrica) e o circuito do nobreak. (circuito série). É responsável pela proteção contra sobre corrente no nobreak.

12. O que é rede elétrica?
É o sistema onde ligamos o cabo de força, ou cabo AC , do nobreak. A rede elétrica pode ser 120V( Fase/Neutro/Terra) ou 220V ( Fase/Neutro/Terra ou Fase/Fase/Terra)

13. Meu nobreak liga, mas mesmo ligado à rede elétrica só pisca o led “Atenção”:
Certifique-se que há tensão na tomada da rede elétrica. Certifique-se que o disjuntor que alimenta a tomada não está desligado; Certifique-se que a tensão de entrada do nobreak é compatível com a rede elétrica; Ligue o nobreak em uma outra tomada que já tenha algum equipamento funcionando; Verifique se o fusível AC não está rompido; Contate o serviço técnico.

14. Meu nobreak liga, mas não alimenta a carga.
Certifique-se que o nobreak liga e que reconheceu a rede elétrica; Certifique-se que o nobreak não está indicando bateria descarregada. Certifique-se que o cabo de força da carga está firmemente conectado na tomada de saída do nobreak ; Certifique-se que a tensão de saída do nobreak ( 120V ou 220V) é compatível com a tensão de alimentação da carga. Ligue outra carga que já esteja funcionando em outra tomada ou nobreak; Contate o serviço técnico.

15. O que é sobre-carga ?
É o mesmo que potência excessiva. Todos os nobreaks são dotados de sensores que monitoram a carga conectada ao nobreak e avisam quando há excesso de carga conectada. Para solucionar este problema desligue uma ou mais cargas conectadas ao nobreak.

16. O que é bateria?
É o componente responsável pelo fornecimento de energia ao sistema inversor do nobreak, para que este gere a tensão necessária à alimentação da carga na ausência de energia elétrica. Nos nobreaks são usadas baterias do tipo chumbo ácida, que podem ser seladas ou estacionárias (lacradas).

17. O que é inversor?
É o circuito responsável pela transformação de Corrente Contínua (banco de bateria) para Corrente Alternada (rede elétrica).

18. O que é carregador de bateria?
Todos os nobreaks possuem carregador automático de bateria. O circuito carregador de bateria responsável pela recomposição da carga da bateria quando esta encontra-se descarregada.

19. O que é um carregador de bateria automático?
É um circuito que mesmo sem a intervenção humana recarrega a bateria do nobreak, deixando-a em condições de uso novamente após a descarga.

20. Posso conectar carga ao nobreak enquanto ele recarrega a bateria?
Sim pode usar a carga conectada ao nobreak normalmente enquanto ele recarrega a bateria, pois isso não aumenta o tempo de recarga das baterias.

21. Ao adquirir um nobreak novo, quanto tempo preciso deixar o nobreak recarregar a bateria ?
É recomendado uma carga inicial de pelo menos 8 horas. Os nobreaks saem da fábrica todos com carga plena de bateria, porém podem ficar estocados na revenda, o que faz perder carga da bateria. Então para evitar que desligamento da carga por falta de tensão de bateria, é necessário deixar recarregando por pelo menos 8 horas.

22. Os nobreaks possuem estabilizadores internos?
Existem modelos que possuem outros não. Os modelos que possuem estabilizador interno, mantém a tensão de saída do nobreak mais próxima da nominal.

23. Nobreak sem estabilizador interno funciona?
Sim funciona , porém a faixa de trabalho na rede elétrica é menor do que os nobreaks que possuem estabilizador.

24. Qual a diferença entre um nobreak e um estabilizador?
O nobreak é um equipamento que não permite que a carga desligue na ausência de energia, já o estabilizador, serve unicamente para manter a tensão de alimentação da carga mais próxima possível da nominal ( 120V ou 220V), porém se houver interrupções de energia elétrica a carga desliga.

25. Por engano, meu nobreak foi conectado em uma tensão de entrada errada, vai queimar?
Na maioria dos casos os nobreaks são bivolt automáticos na entrada, além disso contam com proteção de sobretensão, ou seja, mesmo os que são selecionáveis através de chave, quando ligados em tensão incorreta não sofrem dano algum.

26. Posso ligar um estabilizador junto com o nobreak?
Em casos de rede elétrica muito inconstante, ou com valores muito diferentes da tensão nominal, é aconselhado ligar um estabilizador na entrada do nobreak, para que o mesmo permaneça carregando as baterias e fornecendo na saída uma tensão próxima da nominal.

27. Por que tenho mais de uma tomada na saída do nobreak ou do estabilizador?
Para que possamos ligar nossa carga ( CPU, Monitor, Impressoras, etc) sem a necessidade de adição de filtro de linha ou extensores. Lembrando sempre que não podemos ultrapassar o limite máximo da capacidade do nobreak ou do estabilizador.

28. Quando sei que meu nobreak necessita da troca de bateria?
Quando ele não segura mais a carga conectada. A nova geração de nobreaks, avisa com o led amarelo “atenção” constantemente aceso, que a bateria necessita ser trocada. Para os equipamentos mais antigos podemos fazer a simulação de queda de energia, retirando o nobreak da rede e monitorando o tempo de autonomia, caso não seja satisfatória a bateria deve ser trocada.

29. De quanto em quanto tempo devo trocar a bateria do meu nobreak?
Segundo o fabricante, a vida útil de uma bateria selada ou estacionária, é de até 5 anos. Porém isso depende de alguns fatores que podem diminuir consideravelmente a vida útil, são eles: Ciclos de carga e descarga, temperatura, aplicação, corrente de recarga, tensão de flutuação e equalização.

30. O led de ATENÇÃO do meu nobreak está piscando. O que significa?
Este led indica alguma anomalia: Pisca 1 vez, intervalo, 1 vez intervalo: Rede elétrica ausente com carga ( micro) na saída; Pisca 2 vezes, intervalo, 2 vezes intervalo: Rede elétrica ausente sem carga ( micro) na saída; Pisca 3 vezes, intervalo, 3 vezes intervalo: Rede elétrica alta, com carga ( micro) na saída; Pisca 4 vezes, intervalo, 4 vezes intervalo, sempre seguido de sinal sonoro: Potência excessiva ligada na saída do nobreak; Pisca 5 vezes, intervalo, 5 vezes intervalo: Bateria descarregada, não aciona o inversor;

31. O LED amarelo-”ATENÇÃO”- do meu nobreak fica aceso direto. O que significa?
O led amerelo aceso direto significa que o nobreak memorizou que a bateria está ruim. Para sair desse estado, o procedimento é: A- Deixar o nobreak recarregar a bateria e entrar em estado de flutuação- LED “NORMAL” ou “BATERIA” aceso direto; B- Desligar o nobreak da rede elétrica ( simulando falta de energia); C-Deixar o nobreak em inversor por 3 minutos: Se a bateria estiver boa o LED “ATENÇÃO” passará a piscar, então volte a ligar o nobreak na rede elétrica. Se a bateria estiver ruim , o led permanecerá aceso. Providencie a troca da bateria.

32. O led NORMAL ( Azul ou verde) do meu nobreak está piscando. O que significa?
Piscando: Rede elétrica Presente e bateria carregando; Aceso: Rede elétrica presente e bateria carregada; Piscando em inversor (para os nobreaks que não possuem led indicador de potência): Cada piscada significa 10% da capacidade de carga do nobreak.

33. Os leds de POTÊNCIA do meu nobreak estão acesos. O que significa?
Os leds de 20 a 100% indicam o consumo das cargas que estão ligadas nas tomadas de saída do nobreak.

34. Qual o máximo de carga que posso ligar ao meu nobreak?
Os nobreaks foram desenvolvidos para trabalharem com 100% da sua capacidade e ainda avisam quando há sobrecarga na saída. Recomendamos porém que os nobreaks trabalhem no máximo com 80% da sua capacidade.

35. Quando devo fazer um teste para ver qual a autonomia do meu nobreak?
Recomendamos que seja feito um teste de autonomia pelo menos uma vez a cada 90 dias, se a rede elétrica for estável ( não houver quedas constantes). O teste deve ser feito quando o LED BATERIA ou NORMAL estiver aceso direto. Se o tempo de autonomia do nobreak não foi satisfatório, é necessário encaminhá-lo para uma assistência técnica para avaliação do circuito do carregador e das baterias.

36. Qual a principal característica de um nobreak da linha LINE INTERACTIVE?
É o nobreak cujo inversor não está ativo, ou seja , é necessário a detecção de falha de energia para o nobreak acione o inversor, por isso tempo de comutação ou transferência. Geralmente a tensão de saída pode variar dentro de uma faixa de tensão aceitável pela carga, conforme a variação da tensão de entrada, portanto a tensão de saída não é fixa. O tempo de comutação dos nobreaks da linha LINE INTERACTIVE é menor que 1,8 milissegundos (0,0018 segundos).

37. Qual o tempo de acionamento do inversor nos nobreaks da linha LINE INTERACTIVE ?
O tempo que o nobreak leva para acionar o inversor quando é detectada a falha na energia, é de aproximadamente 500 microsegundos ( 0,0005 segundos).

38. Qual a diferença entre tempo de transferência e tempo de acionamento do inversor?
Tempo de acionamento do inversor: é o tempo que o nobreak leva para detectar a anomalia da energia e acionar o inversor. Tempo de comutação: é o tempo que o nobreak leva para sair do estado de inversor e passar para o modo rede. Quanto menor o tempo de comutação mais confiável é o nobreak. O tempo de comutação ocorre quando o nobreak passa do modo inversor para o modo rede e podemos considerar a situação mais crítica para a carga, pois nesse tempo a carga não recebe alimentação.

39. O que é forma de onda de saída?
É a representação gráfica que descreve como variam os valores de tensão ao longo do tempo, obtida na saída do nobreak.

40. O que é um nobreak INTERACTIVE SEMI-SENOIDAL?
É o que oferece na saída em modo inversor forma de onda semi-senoidal. Podemos alimentar com esse sistema tudo que tem fonte chaveada e praticamente todo o sistema de informática ( Micros, impressoras,etc).

41. O que é um nobreak INTERACTIVE SENOIDAL?
É o que oferece na saída em modo inversor forma de onda senoidal. Podemos alimentar com esse sistema tudo que tem fonte chaveada, carga indutiva de pequena potência como solenoides, relés de proteção, CLP´s e praticamente todo o sistema de informática ( Micros, impressoras,etc). É bastante utilizado em cargas que apresentam criticidade média como servidores de pequeno porte, por exemplo, pois apresenta em modo inversor, forma de onda igual a da rede elétrica.

42. O que é nobreak ON LINE Dupla conversão?
O nobreak cujo inversor está constantemente ativo, sendo a tensão de saída fixa com variação menor que 1%. A dupla conversão consiste na transformação de CA (Corrente Alternada) proveniente da rede elétrica, em CC (corrente contínua) para alimentação do barramento DC do nobreak e a partir daí, através do circuito inversor, transformar novamente em CA para alimentação da carga ( computadores e periféricos, máquinas de ultra-som, etc.). Assim fornece saída com forma de onda senoidal pura e sempre “limpa” de interferências da rede elétrica. É um equipamento de alta confiabilidade indicado para ligações de cargas críticas como equipamentos médicos e laboratoriais, servidores de médio e grande porte, etc.

43. Os nobreaks possuem transformadores ?
Sim. Todos possuem transformadores que podem ser do tipo AUTOTRANSFORMADOR ou TRANSFORMADOR ISOLADOR

44. Qual a diferença entre um estabilizador comum e um ISOTRAFO.
A diferença é que o estabilizador comum tem auto transformador, onde a carga esta ligada fisicamente na rede, através do fio do trafo. O ISOTRAFO possui transformador ISOLADOR, que isola totalmente a carga da rede elétrica, através do acoplamento eletromagnético do transformador, ou seja, a carga não é ligada fisicamente na rede elétrica. Certamente é mais seguro.

45. O que é auto-transformador?
É um componente elevador ou rebaixador de tensão cuja derivação de tensão está toda no mesmo enrolamento. Na utilização em nobreaks a carga ( micros e impressoras) tem contato físico com a rede elétrica.

46. O que é transformador Isolador?
É um componente elevador ou rebaixador de tensão que possui isolação galvânica, ou seja o primário do transformador é totalmente isolado do secundário, onde a carga é ligada e não tem contato físico com a rede elétrica. Nesse tipo de transformador temos maior eficiência na proteção da carga contra descargas atmosféricas ( raio ) e é indicado para cargas críticas que necessitam de proteção mais eficiente.

47. O que é um sistema de rede monofásico?
É um sistema composto por uma Fase, Neutro e Terra que para ser usado na alimentação de nobreak pode ser 120V ou 220V.

48. O que é um sistema de rede bifásico?
É um sistema composto por duas FASES e terra. Os nobreaks podem ser alimentados com esse sistema desde que a tensão entre FASE e FASE seja 220V. Nesse sistema não há NEUTRO.

49. Como devo proceder o descarte do nobreak ou estabilizador sem utilização?
Os equipamentos que não serão mais utilizados, devem ser descartados de maneira correta para evitar danos ao meio ambiente ou mesmo as pessoas. Para descarte correto desses equipamentos, recomendamos que estes sejam enviados para Cia do Nobreak com uma declaração por escrito autorizando descarte desse equipamento.

50. O devo fazer se necessitar deixar o nobreak sem uso por um longo período?
Todo o equipamento (nobreak) contém bateria selada ou estacionária. No caso de longa estocagem sem a conexão com a rede elétrica, a(s) bateria(s) poderão se danificar devido a auto-descarga. Para evitar esse problema o equipamento deve ser ligado na rede elétrica por um período mínimo de 48 horas em intervalos inferiores a 3 meses, assim as baterias serão recarregadas automaticamente.